Consulta seguro desemprego

Consulta seguro desemprego – Todos os trabalhadores que tenham seu contrato rescindido sem justa causa na iniciativa privada tem o direito de receberem o Seguro Desemprego, que é um auxílio disponibilizado pelo Governo Federal.

Trata-se de algo muito importante, pois quando desempregados, muitos trabalhadores ficam sem ter como ajudar na renda de sua família, algo que pode gerar dívidas, que consequentemente são aumentadas pelos altos juros que o mercado trabalha, ou seja, além de estarem desempregados, tem a possibilidade de ficarem mais endividados.

Com a ajuda do Governo Federal também é possível manter um padrão de vida razoável, obviamente ajustado, tendo em vista que o valor do Seguro Desemprego é inferior ao recebido mensalmente como salário, porém a diferença não é gritante, sendo algo próximo e que serve como subsídio para um período de três a cinco meses, em que fica como responsabilidade para o trabalhador a busca por um novo emprego. Caso não consiga outro emprego, não será renovado o Seguro Desemprego, tendo em vista que só pode ser solicitado uma vez a cada período de trabalho.

consulta seguro desemprego

O que é o Seguro Desemprego?

O Seguro Desemprego foi sancionado em 1990, fazendo parte dos primeiros programas sociais da redemocratização brasileira. Em mais de 20 anos, diversos ajustes foram feitos, acompanhando a política nacional e estabilizando em conjunto com a economia, que após o plano real e diversas medidas alcançou um patamar diferente do que apresentado no momento em que a lei foi aprovada.

Nesta situação, é necessário realizar mudanças todos os anos, sendo que para 2016 diversas mudanças foram feitas, porém nada que seja prejudicial ao trabalhador, que é o principal alvo do benefício. O valor também será diferente do que o aplicado em 2015 (o valor total é obtido após cálculo específico do Ministério do Trabalho).

Como solicitar o Seguro Desemprego?

Para solicitar o Seguro Desemprego é necessário acessar o site oficial do Ministério do Trabalho e clicar na aba específica, em que será preciso escolher o seu estado e cidade, para que assim a agenda seja aberta e o próprio trabalhador escolha uma data específica.

Com esse sistema tecnológico, as filas foram extintas e comumente todos que tem consulta agendada, são atendidos. Caso tenha marcado uma consulta e não possa comparecer, cancele anteriormente e facilite o trabalho do Ministério.

Como fazer consulta Seguro Desemprego?

Após ter o Seguro Desemprego aprovado, a maioria dos trabalhadores fica ansioso pelo momento em que receberão o valor, porém, novamente usando a tecnologia, não é necessário ir até a agência bancária para verificar se o valor já foi depositado na conta.

Acessando este link (https://sd.maisemprego.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf) é muito fácil para consultar o Seguro Desemprego, sendo que é preciso saber o número do PIS, que é um dos mais importantes para trabalhadores da iniciativa privada.

Caso após fazer a consulta Seguro Desemprego e tenha constatado que o valor ainda não foi depositado e o prazo já tenha esgotado, entre em contato com o Ministério do Trabalho. Esse sistema é seguro e não permite que nenhuma movimentação financeira seja feita, servindo apenas para consulta.

Consulta seguro desemprego
3.6 (72%) 5 votes

Leave a Reply