Agendar seguro desemprego

Agendar seguro desemprego – No momento da demissão, todos os funcionários da iniciativa privada tem o direito de requisitar o Seguro Desemprego, que é um auxílio oferecido pelo Governo Federal, que fornece algumas parcelas de um valor estabelecido em cálculo específico para que as famílias consigam manter um padrão de vida estável enquanto fazem ajustes e enquanto o próprio trabalhador, agora desempregado, busca outras opções.

Para solicitar estes valores, é necessário comparecer em uma consulta no Ministério do Trabalho (explicaremos como agendar nos tópicos seguintes), em que deve-se levar todos os documentos importantes referentes ao vínculo empregatício, bem como os de identificação individual, para que assim seja possível fazer o cálculo e passar a ser um dos beneficiários do Seguro Desemprego.

Todo trabalhador pode solicitar o seguro por mais de uma vez, no entanto é importante ressaltar que é necessário ter um mínimo de tempo trabalhado para que os valores sejam disponibilizados. Para receber cinco parcelas, tempo máximo do Seguro Desemprego, são exigidos 24 ou mais meses trabalhados na mesma empresa.

Não é possível emendar mais de um benefício, ou seja, se o trabalhador esteja recebendo o Seguro Desemprego de cinco meses e neste tempo não consiga outro emprego, não será permitida a requisição de um novo benefício, pois o Governo Federal considera que o tempo disponibilizado é suficiente para que seja encontrada uma nova oportunidade de trabalho.

O tempo de serviço, que na maioria das vezes é associado à qualidade profissional e dedicação do funcionário, também é gratificada, sendo que quanto mais meses forem trabalhados, maior o número de parcelas. Três parcelas é o tempo mínimo, para quem comprovar 6 meses de serviço, enquanto cinco parcelas é o tempo máximo de recebimento, sendo que é necessário ter 24 ou mais meses de serviço, ou seja, no mínimo 2 anos no mesmo emprego.

Mas esta condição de tempo de serviço tem a ver com a quantidade de solicitação, se é a primeira, segunda ou terceira.

Agendar seguro desemprego

Agendar seguro desemprego pela internet

Pela internet é muito fácil de agendar Seguro Desemprego, bastando seguir até o site do Ministério do Trabalho e selecionar aba específica, de agendamento, fazendo um filtragem entre estado e município, até que chegue na sua cidade, em que será possível escolher um dia entre os disponíveis para a realização de uma consulta.

Agendamento do seguro desemprego >>> AQUI

É muito importante já estar portando todos os documentos rescisórios e organizar o máximo de informações individuais possíveis, pois neste tipo de procedimento constantemente são exigidos alguns documentos bem específicos.

Agendar seguro desemprego pelo telefone

É possível ligar para alguma agencia do Ministério do Trabalho de sua cidade e pedir informações acerca do agendamento, no entanto os atendentes recomendarão que o acesso seja feito através do site oficial do órgão.

Caso você não tenha acesso a internet ou computador, busque a Prefeitura Municipal e peça ajuda para um funcionário público. Outra opção é pedir que algum parente use sua conexão para fazer o agendamento.

O sistema online foi implantado visando diminuir as filas e agilizar os atendimentos, sendo que uma demanda cabível de pessoas são direcionadas para cada dia, evitando também que cidadãos percam a viagem por falta de tempo hábil para seu atendimento. Caso não possa comparecer no dia agendado, faça o cancelamento, pois assim estará abrindo vaga para outro trabalhador.

Agendar seguro desemprego Ministério do Trabalho

Após o agendamento, durante a consulta, serão apresentados todos os documentos e o profissional analisará todo o caso, fazendo uma simulação com referência no valor recebido durante o tempo de serviço. O cálculo do valor da parcela não leva em conta a quantidade de vezes que ela será paga, ou seja, é um cálculo individual em relação ao salário declarado e ao tempo de serviço.

Todos os valores serão reajustados para 2016, tendo em vista que diversos cortes e mudanças ocorrerão no Governo Federal.

Agendar seguro desemprego
5 (100%) 8 votes

Leave a Reply